quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

A Globalização Atinge Níveis Ortográficos

É indiscutível que as mudanças na grafia de algumas palavras nos países lusófonos promoverão grandes alterações estruturais nos países em questão, por mais inofensivas que possam parecer. No que tange a economia, por exemplo, pode significar a criação de uma ponte, ou o fortalecimento da mesma, na relação com países europeus, através de Portugal. Já no que se relaciona com elementos culturais, educacionais ou patrióticos, inertes na população brasileira, pode encontrar relutância, principalmente dos estudiosos da língua portuguesa.

Partindo do pressuposto que esta alteração visa a unificação cultural favorável à criação de um elo entre o Brasil e os países de primeiro mundo, esta torna-se, potencialmente, uma boa opção, recebendo, portanto, o apoio de órgão estatais e de instituições privadas voltas ao mercado estrangeiro. Há, sem dúvida, estabelecimento de facilidades no intercâmbio de materiais entre os países praticantes do português, sem a necessidade de adaptações, além da facilidade e simplicidade que o idioma adquire ao aproximar-se da fonética.

Aos apreciadores e estudiosos da língua portuguesa, contudo, esta alteração não é aceita de forma tão passiva. Além de, obrigatoriamente, ser uma mudança gradual e contínua, estes defendem que alterações muito grandes na preparação dos professores, reestruturação de métodos de ensino e materiais didáticos, não obstante a perda do nacionalismo impregnado e tão admirado no perfil do brasileiro, serão necessárias, em detrimento a uma causa demasiadamente mexinflória.

Nesta conjectura, observa-se que uma alteração deste nível abala, e muito, a população brasileira, de todas as faixas etárias. Se esta mudança resultará em benefícios econômicos ou empobrecimento da língua pátria, somente o tempo é capaz de responder. O que parece certo, é que esta alteração ainda será alvo de grandes e prolongadas discussões.

Um comentário:

Olga Luísa disse...

Oláa Matheus
:D
Achei legau teu blog! Acompanha o meu tbm?! Vai falar das minhas "aventuras" na Alemanha:D
Beijos
Boas ferias e ótimo 2009;D